Treinamento para se relacionar bem: de que adiantam castelos sem encantamento

Verdade seja dita! Quantas são as vezes que precisamos priorizar o investimento em nosso negócio? O número é grande e, ao tomar esta decisão, é fácil optarmos pelo que destaca a olhos vistos, o que gera impacto imediato, o que atrai pela primeira impressão.

De fato, investir em fachadas, mobílias, louças, enfim, em estrutura física, gera impacto de modernidade e boa impressão. Mas, por que nem sempre encanta e muitas vezes não fideliza o cliente?

O encantamento faz parte do conjunto "empresa e profissional"

Toda empresa é formada por pessoas responsáveis por suas funções e, principalmente, por gerar imagens e atitudes que façam o cliente perceber o
diferencial para uma experiência singular, inesquecível, acolhedora e com as necessidades superadas.

Estas pessoas são mais que importantes, espera-se que elas mantenham um relacionamento saudável, ágil e eficiente entre as equipes. O encantamento começa
por aí, dentro da empresa, entre os clientes internos. Afinal, se esta comunicação intra e interequipes é virtuosa, já é meio caminho andado para encantar o cliente externo.

Para um relacionamento ter sucesso, contamos com a comunicação como grande aliada. Esta pode ser aprimorada a partir de treinamentos para atendimento e
relacionamento com clientes.

Comunicar-se com o outro é um processo desafiador, subjetivo, pois são mundos
diferentes que dialogam, cada qual com seus valores, sentidos e expectativas. Na empresa, a comunicação está presente em todos os níveis, desde sua missão,
propósito e construção da marca até o relacionamento interpessoal.

Isso não acontece de repente. É preciso alinhar com o cliente o que deve ser comunicado juntamente com a forma, como fazer isto.

Sim, investir nas pessoas pode e deve ser uma prioridade! Desta forma, qualquer que seja o investimento em seu negócio, o objetivo se torna mais tangível quando o
colaborador compreende o significado deste e, assim, consegue torná-lo perceptível ao cliente.

Fato é que o “como” comunicamos os serviços e produtos é que faz com que o cliente perceba a confiança, a disponibilidade, a agilidade, o profissionalismo, a
simpatia, a inovação e toda e qualquer imagem que se queira gerar.

Ao capacitarmos os profissionais a partir do treinamento para ser bom comunicador, fornecemos a eles as ferramentas para que, com qualidade, “entreguem” aos clientes o que foi oferecido e vendido, tudo a partir da
comunicação interpessoal elaborada e cuidada.

O processo de capacitação permite aos profissionais escutar e compreender a necessidade e o perfil do cliente, utilizar uma voz firme e expressiva, com entusiasmo e gentileza, escolher a abordagem mais adequada com as melhores palavras. Permite, enfim, que o comunicador consiga encantar a todos.

Acredite, sua equipe pode estabelecer relacionamentos para sempre com seu cliente. Aposte nisso!